Prémio Nobel

Picture

Os prémios Nobel foram fundados por Alfred Nobel, químico, engenheiro e industrial sueco (1833-1896). Em 1895, Nobel doou a sua fortuna à fundação que tem o seu nome, definindo o objetivo de distinguir personalidades importantes em diversas áreas, independentemente de critérios como a nacionalidade, a raça, a religião e a ideologia. Os prémios Nobel são atribuídos àqueles que durante o ano anterior tenham prestado um valioso contributo à humanidade nos setores da Física, da Química, da Fisiologia e Medicina, da Literatura, da Paz e da Economia.
Os prémios começaram a ser distribuídos a 10 de dezembro de 1901, cinco anos após a morte do fundador. Até 1969, eram cinco os prémios instituídos, e eram atribuídos por quatro instituições (três suecas e uma norueguesa): a Real Academia das Ciências da Suécia (Física e Química), o Real Instituto Médico-Cirúrgico Carolina (Medicina), a Academia Sueca (Literatura), sediadas em Estocolmo, e o Comité Norueguês do Nobel (Paz), com sede em Oslo. Em 1969 foi atribuído pela primeira vez o Prémio Nobel da Economia, que está a cargo da Academia das Ciências.
Todos os prémios consistem numa medalha de ouro, num diploma e numa quantia em dinheiro, e constituem a mais prestigiante distinção internacional nos domínios a que correspondem. As cerimónias de entrega realizam-se em Estocolmo, à exceção da que diz respeito à entrega do Nobel da Paz, que tem lugar em Oslo, a 10 de dezembro, data do aniversário da morte de Alfred Nobel. Na história dos Nobel, Portugal obteve duas atribuições. 
Ao longo dos tempos, alguns prémios foram rejeitados, devido a proibições impostas por determinadas entidades governamentais aos cidadãos dos respetivos países. Em 1937, Hitler proibiu os alemães de receberem prémios Nobel, porque considerou uma afronta a atribuição do Nobel da Paz a Carl von Ossietzky, em 1935. Os Nobel não são atribuídos quando não existem candidatos nomeados ou quando não existe informação suficiente, como aconteceu nas duas guerras mundiais.

Como referenciar este artigo:
Prémio Nobel. In Infopédia [Em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2011. [Consult. 2011-09-28].
Disponível na www: <URL: http://www.infopedia.pt/$premio-nobel>

PORTUGUESES - QUE RECEBERAM PRÉMIO NOBEL

António Caetano de Abreu Freire Egas Moniz 

Picture
Foi um médiconeurologista, investigador, professor, político e escritor português.

Foi galardoado com o Nobel de Fisiologia ou Medicina de 1949, partilhado com Walter Rudolf Hess.Egas Moniz foi proposto cinco vezes (1928, 1933, 1937, 1944 e 1949).  A primeira delas acontece alguns meses depois de ter publicado o primeiro artigo sobre a encefalografia arterial e, subsequentemente, ter feito, no Hospital de Necker, em Paris, uma demonstração da técnica encefalográfica. Este imediatismo não era uma coisa absolutamente ridícula pois, na verdade, «a vontade de Alfred Nobel era precisamente a de galardoar trabalhos desenvolvidos no ano anterior ao da atribuição do Prémio» (Cf. Manuel Correia, 2006 [1]).

A técnica desenvolvida por Egas Moniz, a operação ao cérebro chamada lobotomia, deixou de ser praticada pelos médicos há 30 anos, e tem sido alvo de polémica. Familiares de pacientes que sofreram esta intervenção exigiram que fosse anulado o prémio Nobel.



José de Sousa Saramago

Picture